Traduzido por Marcos A. Dias Traducción Jose Navarrete

Toujours au Pic de Vissou !

cliquez sur la photo pour l'agrandir

Escala: 1/3,5
Envergadura: 378 cm
Comprimento: 202 cm
Peso: 6800 gr
Área alar: 117 dm²
Carga alar: 58 g/dm²
Prefil: Göttingen 426

Construi este planador em 1996, baseado na planta de Pierre Delrieu, que era fornecida como suplemento da revista RCM. O vôo é lento, as passagens baixas ao nível dos olhos é um verdadeiro prazer.

 

30 km/h de vento no mínimo e começamos. O assobio dos tirantes, a ressonância da entelagem esticada, nos faz acreditar que é o planador verdadeiro.

Paré au décollage !
Clique aqui para aumentar a foto

Lien vers la vidéothèque
Video do vôo

 

 

 

 

 

 

 

Esta maquete é inteiramente em madeira (compensado, pinho e balsa). A entelagem é em Diacov, tecido colante termoretrátil. Numerosos detalhes foram realizados a partir de fotos do modelo real. Os dois pilotos acrescentam um realismo final à maquete. Os corpos são construídos em uma estrutura de fio de cobre, recobertos espuma depois vestidos. As cabeças e as mãos são moldadas em uma massa de papel que se compra em lojas de artigos para artistas plásticos (papel maché)

Uma vez moldadas as partes, deixa-se secar, quando o exterior está seco sobre 5 mm de espessura, esvazia-se o interior da cabeça com uma cureta ou similar. Após vários dias de secagem, realiza-se o acabamento dos traços do rosto com uma pequena fresa (tipo dentista). Terminamos pela pintura com usando a tinta Humbrol fosca (branca, vermelha e bege) testando a tinta nas próprias mãos. A construção dos pilotos exige muito tempo, mais eu acho inconcebível de se passar várias horas na construção do modelo e no final "colar" uma boneca Barbie no interior ou um Smurf !

 

 

História

O T31 é descendente de uma longa linhagem de planadores. O monoplace T7 Kirby Cadet fez seu vôo inaugural em 1936. Ele já era construído inteiramente em madeira e tela, com uma asa alta (de 11,7 m de envergadura) sustentada por dois tirantes e centralmente por uma coluna em compensado onde logo à frente se encontrava o piloto, o cockpit era aberto e não protegido. Este resistente planador era excelente para o treinamento de pilotos da força aérea. No anos 50 a maioria dos T7 foi transformado em T8 (env. 15m, perfil GO426) . Derivado do T8, o T31 biplace fez seu primeiro vôo em setembro 1950. Ele é especialmente adaptado a aprendizado de pilotagem e as duras condições de vôo e aterrissagem. Ele foi o modelo padrão de treinamento da RAF. Este planador obteve uma linda carreira, presente em números países. Ele ainda voa e quase todos os clubes europeus de planadores antigos o possuem.


PhotoPack