Sábado, 12 de abril de 2003, vento marítimo do sul com intensidade moderada, direção Nizas (Aeroporto de Pézénas - França). Um pequeno clube muito simpático, onde se encontram os planadoristas da região, quando ele não se encontram na colina do Vissou. Será portanto Pierrot que me rebocara com o seu Taurus motorizado com um OS 18 cc. O Doppelraab está alinhado atrás do rebocador, aceleração do motor e é dada a partida. Bem evidente, com o vento adequado e o baixo peso do planador, o Doppelraab decola imediatamente a partir dos primeiros metros de decolagem. Um simples treinador de 10 cc seria suficiente para rebocar o planador. O ganho de altitude acontece sem problemas, o desengate com o rebocador ocorre à 150 m, o teste do mergulho para a centragem: ele sobe gentilmente, nenhum ajuste do trim à realizar: o Doppelraab voa reto e a baixa carga alar (40gr/dm²) e o alongamento mais próximo de um avião do que de um planador não permite rivalizar com os Alpinas presentes no céu... O pouso não apresenta problemas, ele é fácil de pousar até os pés em se fazendo vários "S".


Videos do Vôo de colina e do reboque

 

 

 17 de abril, brisa do sul, 26° C à sombra! direção à colina, o Pico do Vissou. São 15h, a brisa é forte e regular, face ao declive, é necessário somente largar o Doppelraab das mãos, face ao vento, com o trim em picar, ele parte reto como se estivesse em cima de trilhos, ganho de altitude imediato 10m, 20m, 30m... Eu tenho que picar o planador constantemente para não coloca-lo em órbita, resultando num vôo muito rápido e pouco realista. A manobrabilidade do planador é excelente em todos os eixos, mesmo com o pequeno comprimento da fuselagem, o Doppelraab não se nega aos comandos. O vôo no começo da noite é mais agradável, uma vez que o vento diminuiu, é bem suave, mais lento e mais realista. A grande fuselagem do planador não o penaliza, e a baixa carga alar permite um vôo em condições de tempo mais amenas.
Como todos os velhos planadores, o prazer se encontra na construção e num vôo suave e realista, as passagens a baixa altitude ao nível dos olhos são sempre um prazer. A ressonância da tela esticada sobre a estrutura, e o assobio dos tirantes das asas aumentam o prazer.... reservado aos idealista e aos sonhadores...

O artigo completo e as plantas do planador foram publicados em junho de 2004 em

 

Doppelraab para o Microsoft Flight Simulator

 

 

 Página [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ O Vôo ]

 

Índice | Monografia do Doppelraab (em francês)