A construção dos ailerons.

Uma vareta de balsa de 10 mm é colocada contra a asa no berço do aileron, feita a marcação da peça é cortada, em seguida é fixada a asa com alfinetes e lixada para seguir o perfil da asa. Uma linha é traçada a 7 mm do intradorso, e depois as passagens para as dobradiças são realizadas.

 

A marcação das dobradiças também é visível no lado da asa, neste momento, retira-se a peça de balsa e dá-se acabamento nos entalhes das articulações. Monte a peça do aileron com as articulações sobre a asa e verifique a funcionalidade do conjunto, lixar mais uma vez se necessário.

 

Realize um entalhe no lado da asa com uma lâmina x-acto Nº. 11 ou similar, usando os dedos como guia do corte, deixe uma borda de 1 mm de cada lado como margem de segurança, passe a lâmina várias vezes, até ao pedaço em "V" se soltar. O acabamento é feito com uma lixa colada numa vareta redonda (12 mm de diâmetro. - lápis p.ex.).

 

Fixe a vareta sobre a planta com alfinetes e marque as cotas das nervuras sobre a peça, usando um esquadro de boa qualidade.

 

Faça os cortes seguindo as marcações com uma lâmina de barbear nova, e para finalizar realize os entalhes com uma serrinha, teste cada entalhe com um pedaço de balsa de 3 mm.

 

O bordo de fuga é feito de compensado de 1,5 mm. Fixe esta peça sobre a planta, fixe também a peça de balsa, fixe também à peça lateral adequando tudo a espessura do bordo de fuga. Ajuste e cole as nervuras de balsa de 3 mm deixando uma margem no bordo de fuga.

 

Agora as nervuras são lixadas seguindo o perfil entre o bordo de ataque e o bordo de fuga, faça um perfil ligeiramente curvo. Cole as articulações nas fendas.

 

Neste momento, deve-se verificar a articulação do aileron na asa, não deve haver travamentos, atritos durante o movimento, se for o caso, acerte as arestas com uma lixa.

 

Todos os reforços triangulares são ajustados e colados com cola vinílica deixando a peça passar 1/2 mm para cima da superfície, após secar, acerte com uma lixa fina montada numa lixadeira manual. Belo quebra-cabeça, este aileron e constituído de 114 peças em madeira!

 

O micro servo com engrenagem de metal é colado com fita dupla-face da 3M sobre a tampa de compensado de 1,5 mm, por segurança eu adiciono um pouco cola de neoprene sobre o servo e sobre a tampa. O horn é feito de placa de epóxi (circuito impresso de eletrônica), o link de comando é um fio de aço de 1,5 mm dobrado em "Z" e no lado do horn uma conexão tipo ball-link é usada.

 

 

Raiz da asa, baioneta da asa e fuselagem.

Alguns pedaços de balsa de 5 mm são ajustados entre cada espaço seguindo a silhueta do perfil, em seguida estes pedaços são colados a fuselagem. O bordo de fuga é em compensado de 1 mm, e é recoberto com balsa no extra e no intradorso.


Chapeamento com balsa macia de 4 ou 5 mm

O acabamento lateral é realizado com uma lixadeira manual, deixando aparecer à nervura de compensado. A asa é posicionada contra a fuselagem, o contorno dela é traçado e o conjunto é lixado suavemente até o conjunto ficar homogêneo.


 2 de julho de 2005.

Uma mistura de dope com talco é utilizada para cobrir os poros e imperfeições, aplicado com a ponta do dedo, tomando cuidado para não aplicar em excesso, como a mistura é mais dura que a balsa, a correção com lixa pode ser difícil, reaplicar a mistura se necessário e finalizar com uma lixa fina.

 


4 de julho de 2005.

A fuselagem é recoberta com 3 demãos de dope, que serve de base para a aplicação tecido de seda fino. Quando o tecido é aplicado sobre a peça, à raiz da asa fica de fora. O ideal é aplicar o tecido a dois, conforme o dope é aplicado ele vai atravessando o tecido indo se fixar na madeira. Continue aplicando o dope, esticando o tecido, do meio para bordos. O acabamento, após três demãos de dope, sendo a última feita de uma mistura de dope + talco é feito com lixa d'água Nº. 600.

 

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.


 9 de julho de 2005.

As asas e as empenagens são enteladas com Diacov, duas demãos de dope são aplicadas no filme para evitar infiltração nas áreas que não serão pintadas. Ver o vídeo da aplicação do filme na página do Harbinger

 

O CG é calculado com um pequeno programa chamado Corda Média (gratuito, em francês, e simples de usar)


Download do programa Corda Média (CM)

Download do arquivo CM para a asa do MUSGER

 

Página [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] seguinte>>

Página Principal